Notícias : Uma notícia desastrosa para mulheres que usam coletores, em vez de tampões!

Uma notícia desastrosa para mulheres que usam coletores, em vez de tampões!

Atenção na sua utilização!

Publicado por Vamos lá Portugal em Notícias
Partilhar no Facebook
22 22 Partilhas

Uma notícia desastrosa para mulheres que usam coletores, em vez de tampões!

O Centro de Referência estafilococa Hospices Civils Nacional de Lyon realizou uma pesquisa que pretende determinar a responsabilidade dos pensos higiénicos em choques tóxicos, no entanto alerta para algo mais preocupante: o perigo dos coletores menstruais.

O centro de Lyon recolheu 700 tampões usados para realizar este estudo, os primeiros resultados foram apresentados na terça-feira 04 de julho.

O objetivo deste estudo? Avaliar a nocividade do uso de tampões, supostamente responsáveis por choques tóxicos e podendo afetar as mulheres infectadas com Staphylococcus aureus. Uma doença rara, que é potencialmente fatal, causada por uma acumulação de sangue na vagina e promove o desenvolvimento de bactérias que produz uma toxina que se propaga no sangue.

De acordo com o estudo "qualquer dispositivo  tampões) vai estimular a produção da toxina que desencadeia choque tóxico". Gérard Lina, Manager do HCL explicou que "os produtos parecem ser neutros ou mesmo bloquear o desenvolvimento de estafilococos," e que originaria um choque bastante tóxico devido a uma "falta de informação" sobre o uso do tampão.

Coletores menstruais, eles permitem ter uma maior entrada de ar e oxigénio, promovendo assim o crescimento de Staphylococcus. Tanto para os tampões como para os coletores, François Gérard Lina Vandenesch, que lidera o Centro de Referência Nacional para estafilococos, lembra para não serem usados mais de 4 a 6 horas, e nunca durante a noite. Usados corretamente, o risco é menor, mas não é nulo.

As usuárias muitas vezes não têm informações sobre a ligação entre tampões e choques tóxicos. "Ao contrário do tampão Rely, retirado do mercado norte-americano na década de 1980, nenhum dispositivo estimula a produção da toxina que desencadeia a SCT", disseram os pesquisadores. De fato, "os produtos parecem ter um efeito neutro" disse o professor Gérard Lina.

Partilhar no Facebook
22 22 Partilhas

Fonte: Ayoye
Crédito foto: Ayoye

Goste/partilhe