Serviços prisionais preparam plano para usar reclusos para limpezas florestais
A Direção-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) está a preparar um "grande acordo" de colaboração com os ministérios da Agricultura e Administração Interna para usar reclusos na limpeza de florestas, disse hoje o seu diretor.
Segundo a agência Lusa, Celso Manata disse que o plano "ainda não está completamente desenhado", mas existe "uma série de frentes" em que os reclusos podem ser integrados, por exemplo, na plantação de árvores e vegetação "que possa conter os incêndios" ou na limpeza de matos e florestas.
O magistrado quer recuperar ações postas em prática entre 1996 e 2001, quando esteve à frente daquela entidade pela primeira vez: "Fiz alguns entendimentos para limparem os leitos dos rios, para limparem as matas, fazer aceiros, já fizemos isto no passado e queremos voltar a fazer", reteirou.
Quando lhe perguntaram sobre o número de reclusos que poderá vir a ser utilizado num plano desta envergadura, Celso Manata diz que "varia muito em função do que seja trabalho fora e dentro de muros" das cadeias.
Fonte: JN · Crédito foto: Serviços prisionais