Notícias : Se a tua língua estiver assim, procura um médico imediatamente. Isto pode significar algo desagradável.

Se a tua língua estiver assim, procura um médico imediatamente. Isto pode significar algo desagradável.

Dentro da tua boca.

Partilhar no Facebook
828 828 Partilhas

Se a tua língua estiver assim, procura um médico imediatamente. Isto pode significar algo desagradável.

Introdução

A língua é uma das partes mais importantes do corpo. Graças a ela podemos falar, sentir o gosto das coisas e até mesmo saber como anda a nossa saúde. 

Isso mesmo, leste corretamente, a tua língua pode dizer-te se algo não vai bem. 

Vê abaixo um guia que te ensina a identificar esses sinais.

Macia e rosada

Este é, geralmente, o aspecto saudável. Os pequenos carocinhos que tipicamente dão a textura da tua língua são chamados "papilas gustativas" e são responsáveis pelo teu paladar.

Aparência de um mapa

Uma língua com esse tipo de marcas é chamada de língua geográfica. Apesar do nome dramático, este é um padrão saudável. O único problema pode ser uma hipersensibilidade para certos tipos de comida, pastas de dente ou temperos. Esta aparência é atribuída a uma componente genética e não representa nenhum tipo de doença.

Com linhas brancas

O chamado "Líquen Plano Oral" é um dos tipos de doença bucal mais comuns. Pode causar coceiras muito desconfortáveis e hipersensibilidade, mas pode também não apresentar sintomas. Não há um tratamento específico e desaparece sozinho se evitares bebidas alcoólicas e tabaco.

Camada amarela

Uma camada amarela na tua língua é, normalmente, um sinal de infeção por fungos. Isso pode aparecer quando o teu sistema imunológico está enfraquecido e é mais comum em crianças e adolescentes. Também pode aparecer em pessoas que usam aparelho ortodôntico. Certifica-re de ir ao dentista para averiguar as soluções possíveis, caso a tua língua esteja assim.

Feridas ou bolhas

Feridas normalmente indicam que queimaste ou mordes a língua. Às vezes, são apenas úlceras passageiras. Mas se elas permanecerem durante mais de duas semanas, deves definitivamente procurar um médico, pois este pode ser um sinal de cancro.

Camada branca

Frequentemente é sinal de falta de higiene bucal e/ou muito consumo de álcool. Tipicamente, uma boa escovadela, o uso de um raspador de língua e a ingestão de bastante água resolvem o problema. Eu sei que parece nojento, mas não precisas preocupar-te.

Com fissuras

Estas ranhuras geralmente aparecem com a idade, mas não são uma fonte de preocupação. No entanto, se a tua língua inchar simultaneamente, vai ao médico, pois este pode ser um sintoma do Síndrome de Melkersson-Rosenthal (uma doença neurológica rara).

Ondulações

Aparecem frequentemente em crianças, quando suas línguas crescem mais rápido do que o resto da boca. Em adultos, no entanto, pode ser um sinal de hipotireoidismo. É melhor ires ao médico.

Vermelha e em carne viva

Se a tua língua está particularmente vermelha e com aspeto de carne viva, deves verificar se estás a ingerir vitaminas suficientes. De acordo com um estudo da clínica Cleveland, em Ohio, Estados Unidos, isso pode indicar falta de vitamina B12 e ácido fólico. Ambos são encontrados em farmácias.

Camada preta

Embora isso pareça mortal, esta camada preta tem uma boa explicação. É geralmente alguma bactéria resultante de má higiene bucal. Também pode aparecer em pessoas com diabetes ou pessoas que estão a tomar certos antibióticos. Se escovares bem os dentes e mantiveres a boca limpa, os sintomas desaparecem. 

Incrível que tantas coisas possam acontecer à tuaua língua! Mas é bom saber que a maioria delas é inofensiva e tratável com uma boa escovadela... Eu achei muito útil saber um pouco mais sobre este sinais.

Partilhar no Facebook
828 828 Partilhas

Fonte: Naoacredito · Crédito foto: Naoacredito

Goste/partilhe