Os Estados Unidos estão em estado de pânico.
O furacão Irma é agora considerado "extremamente perigoso" pelo Centro de Furacões dos EUA. Chegou agora à categoria 5, um nível superior ao furacão Harvey.
O furacão mostra ventos a soprar a mais de 280 quilómetros por hora e vai passar pelo Caribe. As ilhas de Saint-Martin e Saint-Barth serão especialmente afetadas entre terça e quarta-feira à noite.
Em Saint-Barth, os moradores estão a preparar-se para a chegada do furacão comprando necessidades básicas como água e baterias. Todas as casas foram segurizadas e os habitantes asseguraram que nada vai voar.
Os preparativos para a chegada do furacão "devem ser acelerados e completados na zona de alerta de furacões", adverte o Centro dos EUA para vigilância de furacões.
Irma também deverá tocar Porto Rico e causar um aumento de três metros acima do normal. Foi declarado um estado de emergência.
Guadalupe e Haiti também devem ser afetados pelo furacão. Todas as administrações públicas foram encerradas em Guadalupe e foi preparado o alojamento de emergência.
Irma deve então dirigir-se para Cuba e voltar para a Flórida, a Geórgia e os estados da Carolina. Os habitantes desses estados também estão a preparar-se para a sua chegada.
A sua intensidade deverá diminuir rapidamente a partir de 13 de setembro, de acordo com especialistas.
Fonte: Ayoye · Crédito foto: Ayoye