Notícias : ​Os 10 sintomas-chave de uma Trombose Venosa Profunda, sofre de uma TVP sem saber?

​Os 10 sintomas-chave de uma Trombose Venosa Profunda, sofre de uma TVP sem saber?

A sua reação pode salvar-lhe a vida!

Partilhar no Facebook
784 784 Partilhas

Os 10 sintomas-chave de uma Trombose Venosa Profunda, sofre de uma TVP sem saber?

A TVP é quando um coágulo de sangue se forma principalmente na coxa ou na barriga da perna.

Muitas vezes, a TVP não causa dor nem sintomas visíveismas, se a TVP desenvolve, pode bloquear o fluxo sanguíneo, causando dor intensa e inchaço.

Estes sintomas devem ser levados a sério e consultados por um médico o quanto antes pois o coágulo pode mover-se para o coração ou para o cérebro, causando a morte.

Ao reconhecer estes sintomas a tempo, está a pôr todas as probabilidades do seu lado.

Dor na perna 

Com um grande coágulo na veia, sentirá uma dor aguda na perna, especialmente quando está em pé, a andar ou a subir escadas.

Inchaço 

Muitas vezes são a coxa e a barriga da perna as afetadas, ficando inchadas, marcando o lugar onde o coágulo está localizado. À medida que o coágulo impede a circulação do sangue, o inchaço fica maior.

Calor 

Durante uma trombose, é normal sentir calor na pele da perna afetada.

Joelho 

Pode sentir uma fraqueza repentina e fadiga no joelho da perna afetada.

Vermelhidão 

A perna afetada pelo coágulo pode mudar de cor e ficar com manchas vermelhas devido à inflamação. Pode nota também, noutros lugares da pele, manchas de descoloração mais ou menos pronunciadas.

Veias inchadas 

As veias visíveis são diretamente afetadas pela trombose: tornam-se visíveis, vermelhas, inchadas e sensíveis ao toque. Neste caso, é bom ir diretamente para o hospital! É um coágulo e um médico deve vê-lo rapidamente.

Tosse com sangue 

O sistema sanguíneo está afetado, então uma trombose causa a presença de sangue na tosse. A presença de sangue nunca é bom sinal, então é melhor ir ao médico!

Dor no peito 

Dor no tórax pode significar que o coágulo está em direção ao coração ou aos pulmões. Juntamente com outros sintomas, este indica urgência.

Respiração 

Sem motivo, começa a respirar rapidamente, o seu pulso está acelerado, o seu coração está agitado e sente-se sem fôlego: estes sintomas são típicos de presença de um coágulo sanguíneo nos seus pulmões. Estamos a falar de uma embolia pulmonar, e é uma grande emergência!

Tonturas 

Quando um coágulo penetra um órgão vital como o cérebro, o coração ou os pulmões, podemos ficar desorientados e muitas vezes com tonturas. Neste caso, é muito provável que o cérebro esteja afetado e a ajuda médica é muito importante!

Um só ou a combinação de sintomas pode indicar a presença de TVP, mas podem indicar outra coisa também. Consulte um médico para um exame mais aprofundado.

Este artigo foi escrito apenas para fins informativos e não deve ser considerado como uma opinião médica. Se você estiver preocupado, consulte um médico que poderá fazer um diagnóstico e, se necessário, o tratamento adequado.

Partilhar no Facebook
784 784 Partilhas

Fonte: Trucs et brico · Crédito foto: Trucs et brico

Goste/partilhe