Notícias : ​Nunca mais mate esta planta! Esta é uma das melhores plantas que pode ter no seu jardim!

​Nunca mais mate esta planta! Esta é uma das melhores plantas que pode ter no seu jardim!

Você reconhece esta planta?

Partilhar no Facebook
495 495 Partilhas

Nunca mais mate esta planta! Esta é uma das melhores plantas que pode ter no seu jardim!

Reconhece-a? Lembra-se de a ter visto muitas vezes e até usou herbicida para se livrar dela? Não o faça mais! Nunca mais! Esta planta fale ouro! Esta é a planta com mais eficácia medicinal que pode ter! Na época, as pessoas usavam o plantago como remédio natural. O plantago foi amplamente reconhecido por todas estas propriedades medicinais:

  •  Antimicrobiano;
  •  Adstringente;
  •  Anti-histamínico;
  •  Anti-inflamatório;
  •  Expectorante;
  •  Amaciador;
  •  Diurético e
  •  Hemostático.

O plantago atua como um emoliente, como a glicerina ou a pectina. Estes são todos os ingredientes encontrados em medicamentos para a tosse ou dor de garganta. Gostaria de fazer um chá de ervas com o plantago que tem no seu jardim? Aqui está uma receita simples:

Adicione 1 colher de chá (raiz, sementes e/ou folhas) em 250ml (1 chávena) de água a ferver. Deixe infundir durante 10 minutos. Adicione 1 colher de chá de mel (opcional).

Bom para os olhos:

Além disso, as folhas do plantago contêm muita vitamina A e C. Estas vitaminas são extremamente benéficas para a saúde dos olhos porque impedem a degeneração que pode causar cegueira.

Contra as picadas de mosquitos ou abelhas:

Esmague as folhas do plantago e esfregue-as na pele para aliviar as picadas de insetos.

Em salada:

Sabia que também é possível comer folhas frescas e cruas ou adicionar essas folhas numa salada?

Mas não é tudo!!

Em uso interno:

Diz-se que o plantago purificador é excelente para purificar o sangue, pulmões e estômago. Ele tratará a hemofilia, diarreia, disenteria, tuberculose, faringite, nefrite, bronquite crónica e atrasos no desenvolvimento em crianças! Hemorragias uterinas e dos pulmões!

Em uso externo:

É usado contra conjuntivites, feridas, cortes, úlceras nas pernas, gengivite, descamação, dermatoses crostosas e contra dentadas de víboras.

Contraindicações:

Não existe, na verdade, contraindicações, exceto para as mulheres grávidas, porque o plantago pode ter um efeito estimulante sobre o útero. 

Existem diferentes tipos de plantagos, aqui estão as variantes

Existem dois tipos mais comuns de plantago, em British Columbia, no Canadá: o Plantago lanceolata e o Plantago Major. Geralmente, as 200 variedades de plantago têm as mesmas propriedades. Cresce bem em solos pobres e pedregosos ao longo das estradas e muitas vezes é encontrado com dentes de leão. Cresceu na América do Norte no século XVI e os ameríndios costumavam chama-lo de “O pé do homem branco”, que notaram que estava a crescer onde os europeus perturbavam o solo.

O Plantago Major tem folhas largas e flores alongadas. O Plantago lanceolata, ou plantago pequeno, tem folhas em forma de seta e flores pequenas nas pontas das hastes. Quanto ao plantago médio, tem folhas bastante redondas e flores creme a puxar o violeta enquanto as outras são de cor verde pálida ou acastanhada e não tem cheiro. 

Veja aqui, a diferença está mesmo na largura das folhas. 

Partilhar no Facebook
495 495 Partilhas

Fonte: Trucs et brico · Crédito foto: Trucs et brico

Goste/partilhe