Notícias : ​Este fenómeno acontece nas praias do mundo inteiro e conhecê-lo pode salvar vidas.

​Este fenómeno acontece nas praias do mundo inteiro e conhecê-lo pode salvar vidas.

Importante saber!

Partilhar no Facebook
307 307 Partilhas

Este fenómeno acontece nas praias do mundo inteiro e conhecê-lo pode salvar vidas.

As áreas de praia são tipicamente o destino de férias de escolha para a maioria de nós. Quando as temperaturas começam a subir consideravelmente poucas coisas são mais desejáveis do que mergulhar no mar.

Aqueles que só frequentam o mar nas férias, raramente sabem os perigos que o mar pode trazer. Um dos mais comuns são chamados de "ressaca". Estas correntes ocorrem perto da costa e o que fazer é transformar o mar irremediavelmente em um perigo fatal.

Então vamos dizer o que são correntes de retorno, porque ocorrem, como reconhecer e a melhor maneira de escapar delas, se por azar forem pegos.

Em época de férias a melhor coisa é ir para praia! 

Mas o mar merece e pede respeito, as ressacas é o fenomeno mais comum que pode acontecer. 

Ressacas são as culpadas por milhares de afogamentos a cada ano. Estes ocorrem mais frequentemente quando a maré está baixa. Se você é um nadador profissional, nadar contra uma ressaca é inútil. 

Mas antes de ensiná-lo a escapar dessas correntes é melhor aprender a reconhecê-las. Ela têm a aparência de uma espécie de rio no meio das ondas, embora nem sempre visível a olho nu. 

Normalmente elas são geradas pelas ondas irregulares quebrando contra a costa, ao longo das características topográficas da praia em questão. Estas correntes podem arrastar um nadador em segundos. 

Lutar contra essas correntes é inútil, só servirá para cansar o nadador até que a exaustão o levará a morte.  A melhor forma é nadar paralelamente a costa, mesmo que isso nos afaste mar a dentro, é preciso esperar que a corrente se dissolva para que possamos voltar a consta com tranquilidade. 

Quando praias estendem-se ao longo de vários quilômetros, não é raro encontrar algumas destas correntes. Portanto, o melhor é ver o mar, especialmente se você tiver crianças pequenas brincando na praia 

Observar o mar e saber identificar onde estão as correntes marítimas pode salvar a vida da sua família, fique atento! Compartilhe essa informção com todos que você ama!

Partilhar no Facebook
307 307 Partilhas

Fonte: La voz del muro · Crédito foto: La voz del muro

Goste/partilhe