Estado Islâmico ameaça Portugal e Espanha em vídeo
UM MILITANTE FRANCÊS DO ESTADO ISLÂMICO PROTAGONIZOU O ÚLTIMO VÍDEO PUBLICADO PELA ORGANIZAÇÃO, ONDE FAZ AMEAÇAS DIRETAS A PORTUGAL E ESPANHA, ANTES DE EXECUTAR UM PRISIONEIRO QUE ACUSA DE SER UM ESPIÃO.
O jihadista, que durante o vídeo é filmado a executar um homem acusado de ser espião a tiro, aparece com a cara quase totalmente tapada, deixando apenas parte do cabelo loiro à vista. Durante a gravação, o militante francês sublinha que fala diretamente para os inimigos do ‘daesh’ e que estes podem esperar um ataque tão violento “que os vão fazer esquecer o 11 de setembro”.
Contudo, o jihadista centra os avisos na Península Ibérica, referindo-se à recuperação de Al-Andalus (nome pelo qual era designada a Península Ibérica durante os séculos de hegemonia muçulmana): “A Península Ibérica jamais será esquecida (…) Al-Andalus tem paciência. Não eras espanhola nem portuguesa, mas sim muçulmana”, cita o El Mundo.
“Oh querida Al-Andalus! Pensaste que te tínhamos esquecido. Juro por Deus que jamais o fizemos. Nenhum muçulmano pode esquecer Córdoba, Toledo e Xátiva (Valência). Há muitos muçulmanos sinceros e fiéis que juram recuperar Al-Andalus”, afirma o militante no vídeo.
De acordo com o The Guardian, no final do discurso o jihadista faz uma promessa: “Juro que pagareis um preço muito alto e que o vosso final será muito doloroso. Se Deus quiser, recuperaremos Al-Andalus”.
As imagens, que terão sido filmadas no norte do Iraque, mostram ainda quatro outros militantes a executar cinco homens que falam em árabe.
Fonte: http://www.orossio.pt/