Notícias : ​A Escarlatina está de volta, doença pode causar problemas nos rins, coração, e em outros órgãos. Cuidado!

​A Escarlatina está de volta, doença pode causar problemas nos rins, coração, e em outros órgãos. Cuidado!

Todos os pais devem estar atentos a estes sinais de alerta

Publicado por Vamos lá Portugal em Notícias
Partilhar no Facebook
2,066 2.1k Partilhas

A Escarlatina está de volta, doença pode causar problemas nos rins, coração, e em outros órgãos. Cuidado!

Se não cuidada a tempo, essa doença pode ser fatal. Fique atento aos sintomas que listaremos a seguir porque quando nossos filhos ficam doentes entramos em desespero.

Felizmente a doença pode ser controlada com antibióticos, basta levar ao médico e seguir o tratamento à risca por 10 dias.

Como as crianças contraem a escarlatina? 

A batéria comum Streptococcus infecta os mais pequenos por secreção de uma toxina. As crianças sensíveis a essa batéria irão contrair a escarlatina. Como resultado, elas ficarão com erupção cutânea na face, pescoço, costas e peito. Apenas a área ao redor da boca fica normal. Esse é o sintoma mais usual, mas existem outros, que vamos mostrar em seguida:

Erupção cutânea.

Cara corada.

Dor de garganta.

Comichão na pele.

Gânglios inchados.

Febre alta.

Dor abdominal.

Meu filho apresenta os sintomas, o que devo fazer? 

São cerca de 10 dias de antibióticos. Os pequenos podem melhorar mais cedo do que isso, mas o tratamento deve ser seguido de forma completa. Depois de seus sintomas passarem, espere 24 horas antes de enviá-los para a escola.

A escarlatina é contagiosa, por isso ele não deve entrar em contato com os irmãos e amigos.

Separe toalhas, escovas de dentes, brinquedos e os talheres que usam, do resto da família, para diminuir o risco da propagação da doença. Ele não deve sair de casa até que esteja curado.

Se o tratamento não for realizado a tempo, essa doença pode causar problemas no coração, rins e em outros órgãos.

Como amenizar a dor dos pequenos?

Sim, as crianças sofrem grandes desconfortos com os sintomas, existem algumas soluções caseiras que podem ser feitas, como por exemplo:

O vinagre de maçã tem a capacidade de curar uma dor de garganta se o aquecer e adicionar pimenta caiena. Coloque o vinagre de maçã em um pano de algodão, e aplique na erupção da escarlatina para reduzir seus efeitos.

Mel cru, folhas de framboesa e hortelã, adicionados à água quente e consumidos 2 a 3 vezes por dia irão também melhorar a dor de garganta. 

Vapor de água e umidificadores são eficazes para proteger o seu filho do ar seco que provoca tosse, ainda mais irritante para sua garganta. Adicione óleos essenciais como óleo de lavanda para ter um benefício adicional e reduzir a inflamação. O óleo de lavanda é bom para muitas coisas. Ele reduz os sintomas da escarlatina, hidratando a erupção cutânea e a coceira.

Corte as unhas das crianças, para que elas não se cocem profundamente e causem feridas graves.

Sopas, chás e alimentos macios irão manter sua nutrição para seu filho ficar curado rapidamente. Os fluidos quentes como o chá de mel e limão podem acalmar sua garganta. A hidratação é essencial para manter um ser humano em funcionamento.

Fique longe de produtos irritantes como produtos de limpeza e cigarros (como se você precisasse de uma outra razão para não fumar em torno de seu filho).

Toda doença traz cansado e angustia para os pais e para os filhos, por tanto, dê amor e carinho para ele, assim, tudo ficará melhor.

Partilhar no Facebook
2,066 2.1k Partilhas

Fonte: Histórias com Valor · Crédito foto: Histórias com Valor

Goste/partilhe