Notícias : 5 Dicas Como Reconhecer os Sintomas do HIV

5 Dicas Como Reconhecer os Sintomas do HIV

Identificando os sintomas iniciais

Publicado por Vamos lá Portugal em Notícias
Partilhar no Facebook
52 52 Partilhas

5 Dicas Como Reconhecer os Sintomas do HIV

Identificando os sintomas iniciais

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus que causa a AIDS. O HIV ataca o sistema imunológico, destruindo um tipo de glóbulo branco que ajuda o corpo a combater infecções e doenças. O teste é a única maneira garantida de determinar se você tem HIV. Há sintomas a serem observados que podem indicar que você foi infectado.

1.

 A fadiga pode ser um sinal de muitas doenças diferentes, mas é um sintoma que muitos dos infectados pelo HIV sentem. O sintoma não deve causar grande alarme caso seja o único a se manifestar, mas é algo a ser observado.

  • A fadiga aguda não é a mesma coisa que a sensação de sono. Você se sente cansado todo o tempo, mesmo após uma boa noite de sono? Você acaba tirando mais cochilos do que o normal, evitando atividades estrênuas por sentir pouca energia? Esse tipo de fadiga deverá preocupá-lo.
  • Se o sintoma persistir após algumas semanas ou meses, certifique-se de se examinar para identificar se a causa dele é o HIV.

2.

 Esses sintomas comumente ocorrem durante os estágios iniciais de uma infecção por HIV, que são chamados de Estágio Primário ou Agudo de Infecção por HIV. Novamente, muitas pessoas não têm esses sintomas, mas normalmente os sentem de 2 a 4 semanas após contraírem o HIV. 

  • Febres e suores noturnos também são sintomas de gripe e de resfriados comuns. Se você estiver passando pela estação da gripe/resfriado, tais doenças podem ser a causa de seus sintomas.
  • Calafrios, dores musculares, inflamações na garganta e dores de cabeça – que também são sintomas de gripe e resfriado – também podem ser sinais de uma infecção por HIV.

3.

 Os nódulos linfáticos enchem em reação às infecções corporais. Isso não acontece com todos, mas é um sintoma comum quando associado aos outros.

  • Os nódulos linfáticos no pescoço tendem a inchar mais do que aqueles presentes nas axilas ou nas virilhas.
  • Os nódulos linfáticos podem inchar por causa de muitas outras infecções – como gripes ou resfriados. Portanto, investigações mais aprofundadas são necessárias para determinar a causa.

4.

 Esses sintomas, que normalmente são associados à gripe, podem indicar o início de uma infecção por HIV. Examine-se caso esses sintomas persistam.

5.

 Se você vir uma úlcera bucal aparecer juntamente com outros sintomas – em especial se úlceras bucais jamais tiverem surgido antes –, pode ser sinal de uma infecção por HIV. Úlceras genitais também são um indicativo da presença do HIV.

Partilhar no Facebook
52 52 Partilhas
Goste/partilhe