​Uma vista de olhos na sanita poderá dizer muito sobre a sua saúde!​

134343 Visualizações
134343
​Uma vista de olhos na sanita poderá dizer muito sobre a sua saúde!​
1288
Partilhas
/ /

Uma vista de olhos na sanita poderá dizer muito sobre a sua saúde!

Talvez isto seja costrangedor: quem gosta de contar os detalhes sobre o aspecto dos seus excrementos? 

No entanto, é algo bastante importante que nos pode ajudar a entender muito sobre o estado de saúde do nosso corpo. 

É fundamental que as fezes sejam bem formadas e não moles, isso demonstra que o processo de digestão foi concluído de uma forma positiva e que o corpo expulsou todas as toxinas e o excesso de ácidos.

Há um guia que mostra as diferentes tipos de formas que podem assumir as nossas fezes, incluindo as informações com o comportamento de seguir, se vemos algo errado: é o chamado gráfico de Bristol, que frequentemente é exposto nos estudos médicos. 

Não hesite em consultar para perceber se está tudo bem com os nossos intestinos, ou se houver algum alarme que não pode ser ignorado.

A escala de Bristol permite a classificação as fezes em 7 categorias: o ideal é ser do tipo 4 ou 5.

Tipo 1 - Pequeno, duro e em pedaços

Estas fezes contêm poucos seres vivos, uma vez que existem poucas bactérias para reter a água. Elas são duras e abrasivas, elas são dolorosas ao passar. Estas são típicos após o tratamento com antibióticos e para pessoas que consomem uma dieta baixa em hidratos de carbono e fibra.

Tipo 2 - Forma de salsicha segmentada

Este tipo de fezes é preocupante: em primeiro lugar, eles realmente doem quando se movem e podem resultar em ferimentos internos e externos. Mas o mais preocupante é que, para alcançar este formato, devem permanecer no cólon durante várias semanas em vez das habituais 72 horas. Cólicas, síndrome do intestino irritável, obstrução intestinal fazem parte do risco. Não deve tomar fibra neste caso, porque as fibras incham e o intestino já está cheio ao máximo! Não hesite em consultar um médico regularmente.

Tipo 3 - Forma de salsicha com uma superfície rachada

Estes fezes estão perto da prisão de ventre e são frequentemente um sinal de intestino irritável. O risco de lacerações e complicações são menores do que o tipo 2, mas permanecem reais. Mais uma vez, uma consulta médica é necessária se este é o tipo que você vê regularmente na casa-de-banho.

Tipo 4 - Fezes em forma de salsicha, lisa e macia

Este é o tipo normal para alguém que tem um movimento intestinal todos os dias. Não há problema!

Tipo 5 - Pedaços moles mas bem definidos

O tipo 5 é considerado ideal! Isso é o que vemos quando vamos para a sela de 2 a 3 vezes por dia.

Tipo 6 - Fezes pastosas com bordas irregulares

Esta forma está perto do desconforto em muitos aspectos. Perto da diarreia, pode ser difícil segurar mais do que alguns minutos. Em primeiro lugar, estas fezes são desorganizados e quando você se limpa tem a impressão de as espalhar em vez de sem limpar! Lembre-se de lavar toda a região, porque bactérias podem subir pelo trato urinário e causar infeção. O stress, a pressão arterial elevada ou consumo de alimentos condimentados ou muito líquidos pode ser a causa desta situação. Se é casual, preste atenção è sua dieta. Se é comum, consulte um médico.

Tipo 7 - Fezes aquosas sem pedaços sólidos

Todos conhecemos a diarreia: muitas vezes associada com vírusgastrointestinal que atacam o intestino! Mas se você não está doente, se você não tem uma explicação lógica, o melhor é consultar um médico.

  Partilhar no facebook