Suécia diminui dia de trabalho para 6 horas e vê aumentar a produtividade e a qualidade de vida
Na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Autoridades resolveram fazer uma experiência e diminuíram a jornada de trabalho dos funcionários da área da saúde, na esperança de reduzir problemas relacionados com stress e depressão. A carga horária foi reduzida de oito para seis horas e eles continuam a ganhar o mesmo salário.
Não é novidade para ninguém que a Suécia tem a população mais feliz do mundo. As autoridades administram muito bem o dinheiro e buscam sempre o equilíbrio entre a vida e o trabalho das pessoas que vivem ali. A ideia agora é pensar num ideal coletivo, tratar bem os trabalhadores é muito importante para os lucros das empresas.
Um ano depois da experiência, as autoridades garantem que o saldo é totalmente positivo. Reduziram-se as faltas, aumentou a produtividade e melhorou a saúde dos empregados. "Tivemos 40 anos de uma semana de trabalho de 40 horas. Hoje temos uma sociedade com índices mais altos, com mais saúde e aposentadoria tardia", afirma Daniel Bernmar, líder do partido da Esquerda na Câmara Municipal de Gotemburgo e responsável pela experiência.
Não há como estar triste com uma qualidade de vida incrível como a dos suecos. Uma ideia a implementar em Portugal?
Fonte: http://bit.ly/2c5nK6a · Crédito foto: http://bit.ly/2c5nK6a