Lifestyle : O lugar exato da dor de estômago revela-lhe a causa. Tenha cuidado caso lhe esteja a doer a parte superior esquerda!

O lugar exato da dor de estômago revela-lhe a causa. Tenha cuidado caso lhe esteja a doer a parte superior esquerda!

Onde lhe dói exactamente?

Publicado por Vamos lá Portugal em Lifestyle
Partilhar no Facebook
355 355 Partilhas

O lugar exato da dor de estômago revela-lhe a causa. Tenha cuidado caso lhe esteja a doer a parte superior esquerda!

É possível experimentar dores de estômago de diferentes tipos e intensidades: agudas, suaves, acompanhadas de inflamação, em forma de cólicas, etc. Muitas das funções essenciais do corpo são realizadas nesta área, portanto, existem várias causas que geram a dor de estômago. Além de conter vários órgãos, o nosso abdómen também acomoda inúmeras terminações nervosas; a causa de um incómodo na barriga pode variar de medo ou ansiedade a um excesso de comida... ou, claro, algo mais sério.

No entanto, se conseguir localizar o local exato da dor, tem metade do problema resolvido. A área afetada dá-lhe uma pista muito importante do que pode estar a acontecer.  

1. Do lado esquerdo da cintura 

Se sentir dor na zona da cintura, do lado esquerdo, pode ser um indicador de uma infeção nos rins ou a existência de pedras nos mesmos. Se além disso lhe dói a urinar e estiver obstipado, então precisa de ir ao médico o mais breve possível. É provável que se trate de uma infeção renal.

Caso não seja isso, também pode estar relacionado com a parte lombar da coluna.

2. No centro da cintura 

Se sentir uma dor leve no centro da barriga, ao redor ou logo acima do umbigo, pode ser um sinal de apendicite (especialmente se aumenta ao agachar-se do lado direito, lhe provocar náuseas e não conseguir evacuar os gases) ou pancreatite (se é acompanhada de vómitos).

3. Do lado direito da cintura 

Se a dor se encontra localizada do lado direito, ao nível da cintura, também poderá tratar-se de um problema de rins ou estar relacionado com obstipação. Outra causa possível é a diverticulite, ou seja, a presença de pequenas bolsas na parede do cólon.

4. Parte inferior esquerda do abdómen 

A maioria dos problemas intestinais costuma causar dores na parte inferior do abdómen. As mulheres também têm cólicas menstruais nesta área, mas em ambos os lados.

5. Parte inferior central do abdómen 

A dor ou desconforto abaixo do umbigo, pode ser resultado de uma infeção do trato urinário ou doença inflamatória intestinal. No caso das mulheres, geralmente deve-se a uma doença relacionada com os órgãos reprodutivos (certifique-se de que faz revisões ginecológicas com regularidade!).

6. Parte inferior direita do abdómen 

A dor num dos lados inferiores do abdómen também pode dizer respeito a um músculo contraído ou excesso de exercício físico. Mas se surge com frequência, deve consultar o seu médico. E se a dor se tornar intensa no lado inferior direito, definitivamente tem que verificar os outros sintomas para confirmar se é apendicite e ir imediatamente ao médico.

7. Parte superior esquerda do abdómen 

Se a dor se encontra na parte superior esquerda da barriga, o mais provável é que se trate de algo no estômago. Outra possibilidade é uma úlcera ou um problema com o pâncreas. Se a dor for intensa e se agravar rapidamente, poderá ter cálculos biliares no ducto biliar. Consulte o seu médico se os sintomas não desaparecerem em pouco tempo.

8. Parte superior central do abdómen 

A dor na parte superior central do abdómen tende a estar relacionada com o refluxo gástrico, com qualquer outra alteração do estômago ou parte inferior do esófago. Novamente, dependendo do tipo de dor, também pode ser uma úlcera ou cálculo biliar.

9. Parte superior direita do abdómen 

A dor na parte superior direita da barriga pode revelar a presença de uma úlcera no intestino delgado (úlcera péptica). Frequentemente, a causa deve-se ao excesso de secreção de sucos gástricos.

Se uma dor de barriga durar mais de alguns dias, é altamente recomendável consultar um médico. Se não obtiver uma resposta satisfatória, continue a insistir até receber um diagnóstico claro e preciso. Às vezes pode demorar algum tempo a descobrir qual é realmente o problema, pois as dores podem estar relacionadas com mais de uma causa (especialmente se estão relacionadas com alimentos ou stresse, talvez os dois fatores mais complicados).

Mas pelo menos agora tem algumas chaves para que não se perca no caminho!

Partilhar no Facebook
355 355 Partilhas

Fonte: No lo creo
Crédito foto: No lo creo

Goste/partilhe