Lifestyle : ​Estes 20 alimentos limpam as artérias de forma natural e protegem-no dos enfartes. Coma de forma saudável e viva mais tempo!

​Estes 20 alimentos limpam as artérias de forma natural e protegem-no dos enfartes. Coma de forma saudável e viva mais tempo!

Alimentos saudáveis para o seu coração!

Partilhar no Facebook
2,932 2.9k Partilhas

Estes 20 alimentos limpam as artérias de forma natural e protegem-no dos enfartes. Coma de forma saudável e viva mais tempo!

As doenças do coração são uma das principais causas de morte em muitos países do mundo. A obstrução das artérias bloqueia o fluxo sanguíneo, o que aumenta o risco de sofrer de um enfarte ou uma embolia cerebral. O stress, a falta de exercício e especialmente uma dieta pouco saudável contribuem para aumentar o risco de enfartes. No entanto, algumas pequenas mudanças na sua dieta podem ajudá-lo a reduzir drasticamente este risco. De seguida, mostramos-lhe alguns alimentos e bebidas conhecidos por ajudar a manter as artérias livres de obstruções.

Salmão  

O salmão é considerado um dos alimentos mais saudáveis para o coração que existem. Isto se deve ao facto de conterem muitos ácidos gordos, que ajudam a reduzir e prevenir os altos níveos de colesterol e triglicerídeos, bem como inflamações. Outras escolhas saudáveis são o atum, o arenque e a cavala. Claro, o melhor é comprar peixe orgânico, se possível. 

Sumo de laranja  

O sumo de laranja 100% natural é rico em antioxidantes e contribui para a saúde dos vasos sanguíneos. O sumo de laranja também é conhecido por diminuir a pressão arterial. Dois copos de sumo fresco todos os dias são suficientes para cobrir a quantidade diária recomendada de vitamina C e também fornecem outras vitaminas e minerais que têm um impacto positivo na sua saúde. 

Café 

Sim! Afinal existe uma razão saudável para tomar uma chávena de café todas as manhãs. Diversos estudos demonstraram que 3 ou 4 chávenas de café por dia podem reduzir o risco de sofrer de um enfarte até 20%. Mas também deve ter em conta que o café também tem efeitos negativos no estômago e que o excesso de cafeína não é especialmente bom para a saúde.

Nozes 

Desde há muito tempo que se sabe que as nozes contêm grandes doses de gorduras saudáveis, como os ácidos gordos ómega 3 e gorduras não saturadas. Elas não são apenas benéficas no que se refere aos níveis de colesterol, mas também trazem benefícios para as articulações e a memória. As nozes e as amêndoas, em particular, contêm grandes quantidades dessas gorduras saudáveis. Comer um punhado de nozes todos os dias pode trazer mudanças muito positivas.

Dióspiro  

Sendo rico em fibras e esteróis vegetais saudáveis, o dióspiro pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Também é conhecido como a "fruta divina". Além disso, é doce e enriquece o sabor de saladas ou cereais.

Curcuma  

A curcuma contém altos níveis de curcumina, que possui muitas qualidades. Este tempero ajuda a evitar a acumulação de gordura e reduz a inflamação dos tecidos. A curcuma proporciona um sabor agradável a muitos pratos e também é usada para fazer chás deliciosos.

Chá verde  

O chá verde é muito famoso pelos seus efeitos calmantes e potenciadores de energia. Isto acontece porque as folhas de chá verde contêm catequina, um antioxidante que reduz a absorção do colesterol e ajuda no metabolismo. Com 1-2 chávenas de chá por dia conseguirá tirar o máximo proveito dos seus benefícios.

Melancia 

A fruta do verão por excelência não só é refrescante, mas também dilata os vasos sanguíneos, favorecendo a produção do óxido nítrico. Um pedaço de melancia de vez em quando pode fazer milagres!

Cereais integrais  

A farinha integral também ajuda a prevenir o colesterol alto. Além disso, é rico em fibra que ao juntar-se ao colesterol, evita que este se acumule nas artérias. Os alimentos com elevado teor integral não só previnem a formação do colesterol, como também ajudam a eliminar o que já existe.  A aveia, o arroz integral e o pão integral são boas fontes de cereais integrais.

Queijo  

O queijo nem sempre tem boa reputação no que se refere ao colesterol. No entanto, se não for consumido em excesso, irá certamente ajudar a reduzir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

Algas marinhas 

A lista de componentes saudáveis das algas é surpreendente: as algas contêm muitos minerais, proteínas, antioxidantes e carotenóides. O seu consumo regular pode ajudar a regular a pressão arterial e alargar os vasos sanguíneos. Ambos os efeitos são benéficos para a circulação. As pessoas que consomem algas frequentemente podem reduzir o colesterol até 15%. 

Arandos  

Os arandos são uma grande fonte de potássio. Se bebe com frequência sumo de arando, pode aumentar o seu colesterol bom e diminuir o mau. Demonstrou-se que consumir dois copos ao dia diminui o risco de enfarte até 40%. 

Canela  

Além de ser deliciosa em chá ou em produtos que vão ao forno, também é uma importante ferramenta para lutar contra o colesterol elevado, uma vez que previne a sua acumulação nas artérias. Até mesmo uma colher de chá por dia tem um efeito notável.

Romã 

As romãs são ricas em fitoquímicos, que favorecem a produção de óxido nítrico de forma natural; este, por sua vez, ajuda na circulação. Esta fruta exótica proporciona um excelente toque de sabor nas saladas. O sumo de romã é mais uma alternativa saudável. 

Espinafres  

Eles não só fortalecem os músculos do Popeye; os espinafres ajudam a limpar as artérias e reduzem a pressão sanguínea. Apesar do mito do teor elevado em ferro ter sido desmentido há muito tempo, ainda se continua a reconhecer o seu alto teor de potássio e ácido fólico. Ambos os componentes reduzem o risco de ataques cardíacos e reforçam o tecido muscular.

Azeite 

A cozinha mediterrânica conhece desde há muito tempo o segredo de uma boa saúde: azeite de grande quantidade. O azeite virgem (prensado a frio) fornece boas gorduras ao corpo e reduz os níveis de colesterol. Isto pode reduzir o risco de enfarte até aos 41%. Uau! 

Brócolos 

Este legume verde e poderoso, repleto de vitamina K, previne a formação de cálcio nas artérias. Também tem benefícios sobre a pressão arterial e os níveis de colesterol. Quer o coma cru, em aperitivo ou até como parte de uma refeição completa, os brócolos irão fornecer-lhe uma dose extra de nutrientes para o seu dia.

Abacate 

Não é nenhum mistério que o abacate tem benefícios maravilhosos para a saúde. As gorduras do abacate ajudam a manter um equilíbrio saudável entre o colesterol bom e ou mau, o que é vital para as artérias. Esta fruta tão versátil é deliciosa em saladas, untada no pão ou com um pouco de sal e pimenta.

Espargos  

Os espargos são um grande aliado contra o colesterol elevado. As propriedades dos espargos evitam a obstrução e inflamação das veias. Os espargos são deliciosos, como prato principal ou como acompanhamento de massas ou batatas.

Uau! Que seleção tão variada de alimentos saudáveis para o coração! Estou certo de que com tantos, toda a gente encontrará pelo menos um que lhe agrade. Adoro quando o delicioso e o saudável se juntam!

Partilhar no Facebook
2,932 2.9k Partilhas

Fonte: No lo creo · Crédito foto: No lo creo

Goste/partilhe