Lifestyle : 10 dicas para se manter saudável nas férias

10 dicas para se manter saudável nas férias

Dicas muito práticas!

Publicado por Vamos lá Portugal em Lifestyle
Partilhar no Facebook
4 4 Partilhas

É tão bom estar de férias, que muitas vezes esquecemos do esforço que fazemos o ano inteiro.

Hoje trazemos-lhe algumas digas para se manter saudável durante as férias!

1-Leve consigo um par de ténis confortáveis e algumas peças de roupa desportivas leves e feitas de materiais respiráveis que possam ser lavadas e reutilizadas, se necessário. Não se esqueça dos óculos de sol, de um chapéu ou boné e do protetor solar.

2-Se vai viajar de avião tente contrabalançar os impactos negativos gerados durante o voo nos nossos organismos. Beba água e bebidas pouco açucaradas para manter os níveis de hidratação e de vez em quando levante-se, mexa as pernas e faça alguns alongamentos.

3- A natação é um exercício cardiovascular e muscular completo, mas durante época alta as piscinas dos hotéis e até mesmo as praias estão por vezes lotadas, o que torna difícil nadar. Tente nadar logo de manhã cedo, antes do pequeno-almoço, quando há menos pessoas e aproveite ao máximo os benefícios deste desporto. Para se motivar, pense no delicioso pequeno-almoço que o espera a seguir!

4- Férias também significa colocar finalmente o sono em dia, por isso agarre esta oportunidade e recupere as horas de sono perdidas. Permita que o seu corpo recupere e recarregue energias ao mesmo tempo que evita as horas mais quentes do dia. Se já aproveitou para dar uns mergulhos logo pela manhã, recompense com uma merecida sesta a meio do dia.

5- Nunca é demais relembrar - embora a exposição solar potencie a produção da vitamina D essencial para a boa absorção de cálcio e estimulação do nosso sistema imunitário, evite as horas mais quentes do dia e caso esteja ao ar livre proteja-se, mantendo-se à sombra.

6- Passeios a pé, de bicicleta ou uma caminhada. Esqueça o carro, explore os locais ao redor do seu hotel de forma descontraída.

7-Se tem a sorte de estar perto do mar experimente atividades que normalmente não tem a possibilidade de praticar no seu dia a dia tal como caminhar pela praia, fazer um passeio de barco ou praticar um desporto aquático como o surf ou o stand up paddle.

8- Mantenha a hidratação ao longo do dia ingerindo não só água como outras bebidas variadas tais como águas naturalmente aromatizadas com frutos, chás frios, sumos naturais, smoothies, iogurtes e frutas frescas.

9- Alimente o seu corpo com os nutrientes certos. Se estiver a praticar desporto e exercício físico com regularidade é essencial que ingira alguns hidratos de carbono complexos que libertem energia lenta ao longo do dia. Se estiver num programa de relaxamento com pouca atividade física substitua alguns dos hidratos, açúcar e gorduras por refeições ligeiras, frutas e legumes.

10- Se está numa zona onde os ingredientes frescos são a norma, experimente a cozinha local e aproveite para adicionar um pouco de variedade à dieta habitual.

Partilhar no Facebook
4 4 Partilhas

Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/bem-estar/artigos/10-dicas-para-se-manter-saudavel-nas-ferias · Crédito foto: http://lifestyle.sapo.pt/saude/bem-estar/artigos/10-dicas-para-se-manter-saudavel-nas-ferias

Goste/partilhe