Imagens : ​Esta ponte parece desaparecer debaixo d'água. Mas a realidade é muito mais intrigante ...​

​Esta ponte parece desaparecer debaixo d'água. Mas a realidade é muito mais intrigante ...​

Excelente solução de design.

Publicado por Vamos lá Portugal em Imagens
Partilhar no Facebook
755 755 Partilhas

Esta ponte parece desaparecer debaixo d'água. Mas a realidade é muito mais intrigante ...

A Ponte de Øresund é uma belíssima obra da engenharia que liga não apenas duas cidades, mas sim dois países. Isso mesmo. Ela fica entre a Dinamarca, mais precisamente na Ilha de Zelândia, e a Suécia. Ela não é simplesmente uma ponte, é nada menos que a maior ponte rodoferroviária da Europa, e ainda é metade túnel!!

A construção durou de 1994 a 1999, e em 2000 finalmente foi inaugurada. Foi uma cerimônia entre os dois países, que tiveram seus representantes no meio da ponte para celebrar a conclusão da tão esperada obra, que passa pelo estreito de Øresund, que foi o nome popular dado à ponte. Por ser de dois países, tem dois nomes, que levam em conta a cultura e a língua de casa um. Na Dinamarca, é Øresundsbroen, e na Suécia, Øresundsbroen. Nomes diferentes, mas nada influencia. 

A ponte, antes de se aberta normalmente para o tráfego, foi palco de uma maratona, que saiu da cidade dinamarquesa de Amager para Skåne, que fica em território sueco. Ela tem nada menos que 7845m. Isso mesmo, quase 8 km de pura engenharia!! 

Os primeiros 5 anos de funcionamento não foram muito movimentados, tendo em vista o preço de passar por, que era de quase 36 euros, mas aos poucos as pessoas perceberam que era melhor, e impulsionadas pela grande migração do lado dinamarquês para o sueco, por causa dos custos de vida, aumentaram muito, rendendo, somente em 2007, 24,8 milhões de euros aos cobradores, sendo 15,2 milhões pelo fluxo de carros e ônibus, e o restante vindo da linha ferroviária, que também é muito utilizada por lá. 

Seu pilar mais alto tem 204 metros e sua estrutura pesa nada menos que 82 mil toneladas. Tem espaço o suficiente no vão central para que embarcações passem, mas normalmente vão sobre a parte onde fica o túnel. Veja fotos dessa imensa e bela obra da engenharia!!

Partilhar no Facebook
755 755 Partilhas

Fonte: Qué
Crédito foto: Qué Pasada

Goste/partilhe